O WhatsApp e sua mediação como recurso didático

 Olá, culturinha da mídia !

Essa semana irei compartilhar com vocês:

O WhatsApp e sua mediação como recurso didático

Criado em 2009, nos Estados Unidos, por Brian Acton e Jan Koum, o  aplicativo WhatsApp  tornou-se  uma das plataformas, que  além  transformar a capacidade de comunicação dos usuários por meio do aparelho celular , este também permite que as mensagens fiquem salvas caso seu aparelho esteja fora de cobertura até se conectar novamente a rede de dados de internet. Outro ponto, é que ele pode ser baixado em todos os celulares com sistema Windows phone, IOS e android.

Quer saber mais assista ao vídeo:


E quanto seu uso como mediação de recurso didático, você já parou pra pensar?


O WhatsApp como  fins educativos  tem possibilitado que professor e aluno encontrassem uma nova forma de aprender, tendo em vista, que  o aplicativo se dispões de vários recursos como envio de mensagens instantâneas, criação de grupos para retirada de dúvidas, disponibilização de links,  praticidade de fotografar, armazenar conteúdos , enviar vídeos, fazer vídeo chamadas ou ligações.

Outro sim, é que o professor pode se utilizar de diversas estratégias metodológicas ao fazer vídeos chamadas por exemplo: fazendo configurações,  ao compartilhar tela pode colocar efeitos, dentre outro recursos que pode melhorar a interação com seus  alunos, resultando em uma aula mais dinâmica facilitando assim, o estreitamento do processo ensino aprendizagem. Além disso, o uso do aplicativo permite uma certa autonomia, para o  aluno possibilitando organizar seus horários de estudos, de modo que que as mensagens enviadas pelo professor, é mais fácil de ser vista por ele e até mesmo respondida.

Para Kochhann (2015), “O WhatsApp assim como qualquer outra mídia pode auxiliar e favorecer o estreitamento entre professores e alunos, auxiliando no processo de ensino e facilitando o contato entre ambos, diminuindo assim a distância entre professor e aluno.”


Ah, sem contar com a interatividade das trocas de figurinhas como forma de chamar atenção do aluno e sua participação ativa nas aulas como:


Deixo aqui também, a leitura de um livro de 3 figurinhas superespertos na temática: Cristiane de Magalhães Porto,  Kaio Eduardo de Jesus Oliveira e André Luiz Alves

Vale a pena ler!

http://books.scielo.org/id/r3xgc/pdf/porto-9788523220204.pdf

 

 

REFERÊNCIAS

 

KOCHHANN, Andréa. et al. O uso do whatsapp como possibilidade de aprendizagem:uma experiência no ensino superior. Disponível em: <www.anais.ueg.br/index.php/semintegracao/article/download/5493/3279> Acesso em: 23 de jun de 2018

PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo; CHAGAS, Alexandre. WhatsApp e Educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: Editus – Edufba, 2017. Disponível em: http://books.scielo.org/id/r3xgc/pdf/porto-9788523220204.pdf. Acesso em:  25 jun. 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas