Ciberespaço como ambiente de aprendizagem e o papel do professor

Olá, culturinha da mídia!

No “Em Pautas”, dessa semana irei compartilhar  com vocês a relação entre : Ciberespaço como ambiente de  aprendizagem  &  O papel do professor.

Tenho certeza que vocês vão se interessar pela temática!


"Ciberespaço como ambiente de aprendizagem & o papel do professor"

O cenário atual nos leva cada vez mais a vivermos em um mundo conectado. Pois o efeito causado pelas transformações do ciberespaço tem impactado, sobretudo no processo de aprendizagem dos educandos. Basta eles dá um clique que são automaticamente direcionados a diversas páginas com infinitos assuntos relacionados á temática. E essa enorme quantidade de informações de maneira rápida e precisa através de diversos meios tecnológicos reflete na educação. Ou seja, no aprendizado.  E qual o papel do professor nesse processo?

Vale ressaltar aqui, que é pertinente que o professor tenha um olhar aguçado, compreendendo que é a educação é inacabada, e que permanece em evolução. Dessa forma, cabe ao educador dá possibilidades aos alunos através de prática pedagógica transformadora, levando-os a serem capazes de desenvolver competências e habilidades, de forma mais dinâmica e veloz. Proporcionando novos caminhos para o ensino, e consequentemente torná-los autônomos, participativos e com capacidade crítica e criadora. Ou seja, o professor deve buscar uma nova forma de ensinar através das tecnologias digitais em rede. Ressaltando que além do aluno produzir e difundir, ele transforma essa informação em conhecimento. 

Clique AQUI para que você possa entender melhor essa relação entre ciberespaço/ aprendizagem / professor: 

 

E como o ciberespaço possibilita o desenvolvimento dessas habilidades e competências tecnológicas?


Uma prova disso, é pensar na realidade quase que inconsequente, em meio a pandemia. Pois o ciberespaço tornou-se uma ferramenta essencial, uma vez que alunos e professores se conectam e dividem informações de maneira rápida, precisa e coletiva. Não importa de onde estão, ou o tipo de aplicativo que estão utilizando, o mais importante mesmo, é que todos estão envolvidos por diversos meios que possibilita o aprendizado. E, é justamente neste ambiente que o ciberespaço atua como mediador entre troca de conhecimentos, pesquisa e estudos. Possibilitando ao aluno desenvolver diversas competências e habilidades através dessa troca de interação, permitindo  a cibercultura -  ( possibilidades de buscar, produzir conteúdos).

Nesse sentido, acho relevante salientar que a Base Nacional Comum Curricular contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso das tecnologias digitais, como destaca a competência geral 5:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018).

 

Nessa perspectiva, fica evidente que incorporar as tecnologias digitais na educação, é de suma importância para que o aluno seja capaz de saber utilizar essas multimídias, e através delas produzir aprendizagens significativas. Para tanto, a figura do professor, entra não como detentor do conhecimento, mas sim, como um mediador desse processo, que vai impulsionar os alunos a pensar o ciberespaço como meio de possibilidades de disseminar informações.

Quer saber mais sobre a temática? Então vamos lá!

No livro, Educação no Ciberespaço: Novas configurações, convergências e conexões. Organizado por Cristiane Porto e J. António Moreira, em 2017, há pesquisas e discursão sobre a temática, levando- nos a entender o quanto as tecnologias digitais e telemáticas no ciberespaço, podem nos possibilitar novas formas de pensar, aprender e reconstruir conhecimentos. Ou seja, nos direciona para um processo de aprendizagem muito mais amplo. Outro sim, é que o quanto essa relação entre ciberespaço / educação, é sobretudo pensar em nos novos desafios que nos estão sendo postos , não só aos estudantes, mas aos  educadores , uma vez que estes , estão inseridos no mundo cibernéticos. Melhor dizendo, por meio de dispositivos móveis, que permite constituir a comunicação como fonte de disseminação e de informações de modo coletivo.   


Vale a pena ler a obra!



REFERÊNCIAS


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 04/06/2021.

PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António (Org.). Educação no Ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: Edunit  (BR), WhiteBooks (PT), 2017.


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