Ciberespaço como ambiente de aprendizagem e o papel do professor
Olá, culturinha da mídia!
No “Em Pautas”,
dessa semana irei compartilhar com vocês
a relação entre : Ciberespaço como ambiente de
aprendizagem & O papel do professor.
Tenho certeza que vocês vão se interessar pela temática!
"Ciberespaço como ambiente de aprendizagem & o papel do professor"
E como o ciberespaço possibilita o desenvolvimento dessas habilidades e competências tecnológicas?
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018).
Nessa perspectiva, fica evidente que incorporar as tecnologias digitais na educação, é de suma importância para que o aluno seja capaz de saber utilizar essas multimídias, e através delas produzir aprendizagens significativas. Para tanto, a figura do professor, entra não como detentor do conhecimento, mas sim, como um mediador desse processo, que vai impulsionar os alunos a pensar o ciberespaço como meio de possibilidades de disseminar informações.
Quer saber mais sobre a temática? Então vamos lá!
No livro, Educação no Ciberespaço: Novas configurações, convergências e conexões. Organizado por Cristiane Porto e J. António Moreira, em 2017, há pesquisas e discursão sobre a temática, levando- nos a entender o quanto as tecnologias digitais e telemáticas no ciberespaço, podem nos possibilitar novas formas de pensar, aprender e reconstruir conhecimentos. Ou seja, nos direciona para um processo de aprendizagem muito mais amplo. Outro sim, é que o quanto essa relação entre ciberespaço / educação, é sobretudo pensar em nos novos desafios que nos estão sendo postos , não só aos estudantes, mas aos educadores , uma vez que estes , estão inseridos no mundo cibernéticos. Melhor dizendo, por meio de dispositivos móveis, que permite constituir a comunicação como fonte de disseminação e de informações de modo coletivo.
Vale a
pena ler a obra!
REFERÊNCIAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 04/06/2021.
PORTO, Cristiane; MOREIRA, J. António
(Org.). Educação no Ciberespaço:
novas configurações, convergências e conexões. Aracaju: Edunit (BR), WhiteBooks (PT), 2017.
Comentários
Postar um comentário