Mudanças no processo de ensinar e aprender com a realidade aumentada e realidade virtual

 

A mistura entre tecnologia e vida real tem impactado decisivamente o imaginário das pessoas nos últimos tempos. Pois à medida que essa integração invade o mundo cibernético, traz mudanças significativas, sobretudo no processo de ensinar e aprender. Tendo em vista que essas alterações insere o usuário numa realidade totalmente distinta. Ou seja, a realidade aumentada e realidade virtual. E afinal, o que elas são? 

A realidade aumentada nada mais é que uma tecnologia que permite a combinação do mundo real ao virtual, o qual se faz necessário a criação de objetos virtuais, a exemplo do computador. No intuito de manter atento ao mundo real e ampliar o conhecimento imediato, a realidade aumentada permite o usuário maior interação. Um exemplo dessa realidade aumentada pode se vista no jogo Pokémon GO. Tendo seu ápice em julho de 2016 com  a utilização de GPS e câmera dos dispositivos compatíveis, o jogo despertava curiosidade, e levava muitos jogadores a andarem pelas ruas em busca dos seus monstrinhos, tornando assim uma febre mundial.  

 


Como fazer para não se tornar um viciado no jogo? E ao 

mesmo tempo  fazer refletir sobre o seu uso?



Já a realidade virtual RV, teve seu suas origens nos anos 60 e ganhou força na década de 90 com o avanço tecnológico. A realidade virtual inclui o usuário em um cenário completamente fora do seu contexto. Portanto, permite que ele se imagine dentro de uma situação, porém não é real. Ou seja, unindo imagens e sons, o elemento falso passa a ser semelhante ao autêntico. No entanto, para que esta realidade virtual aconteça, é necessário ter equipamentos de visualização como projetor, capacete e monitor. Além disso, esta normalmente é utilizada em ambientes fechados, diferentemente da aumentada que pode ser utilizada em qualquer ambiente. Essa técnica é usado a exemplo por psicólogos no tratamento de fobias, com o intuito de fazer com que pacientes se imaginem no mundo real, através do  virtual , como objetivo de vencer o medo deste.  

 


Quer saber mais? Acesse AQUI


VOCÊ SABE COMO ESTÁ SENDO USADA A  REALIDADE 

AUMENTADA NA EDUCAÇÃO?


Na educação, a realidade aumentada tem sido usada em diversas áreas de conhecimento, como engenharia, arquitetura e design, levando aluno e professor a uma nova maneira de ensinar e aprender. Pois além, de melhorar os resultados da aprendizagem por meio de uma maior reciprocidade e envolvimento destes, esta ainda propõe um leque de possibilidades, tornando-se o aluno autônomo e independente, além de traçar  maneiras de se aprofundar no conteúdo tendo assim, maior  assimilação e compreensão  do conhecimento que está sendo proposto. Neste sentido, a  educação passa a ser mais colaborativa com o uso da realidade aumentada .

Segundo Azuma (1997), há várias aplicações de realidade aumentada: na medicina, na produção e reparo de peças industriais, na robótica, na aviação militar, no entretenimento, na publicidade e no marketing, na navegação automotiva, na arquitetura, no turismo, na educação. Praticamente todos os campos se abrem hoje para aplicações de realidade aumentada.

 


Vou ficando por aqui!

Até á próxima semana.



 


REFERÊNCIAS

 

AZUMA, Ronald et al Recent advances in augmented reality. Computer graphics and applications, IEEE, v. 21, n. 6, 2001.

 

LEMOS, A. Realidad aumentada Narrativa y médios de georreferencia. Versão em português do artigo. In Sánchez, Amaranta (org). Móbile. Reflexión y experimentatión en torno a los médios locativos en el arte contemporâneo en México., Consejo Nacional para La Cultura y lãs Artes / Centro Multimedia – CENART, México, DF, 2013., ISBN: 978-607-516- 022-1, p. 85-103. Disponível em:  (6) (PDF) Realidade Aumentada. Narrativa e mídias de geolocalização. | André Lemos - Academia.edu. Acesso em: 16 junho de 2021.

LOPES, Luana Monique Delgado. Et al. Inovações educacionais com o uso da Realidade Aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista. Belo Horizonte v.35. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102- 46982019000100403 Acesso em: 16 junho de 2021. 



Comentários

Postagens mais visitadas