Compreendendo o ciberespaço



Olá, culturinha da mídia!

E o que temos para essa semana ?

 

No "Em Pautas", irei compartilhar com vocês informações sobre cultura virtual, sobretudo extraído de pequenos trechos do livro "O futuro da Internet: Em direção uma Ciberdemocracia Planetária", dos escritores André Lemos e Pierre Lévy.

O livro desses escritores propõe analisar as transformações contemporâneas da esfera pública como resultado da expansão do ciberespaço e considerar as novas possibilidades de desenvolvimento que essa mudança abre para a democracia, especialmente para deliberação coletiva. Sendo assim, pensar no ciberdemocracia, é ter o olhar aguçado para viver uma realidade do presente, é praticar a utopia da era digital, uma comunicação sem limites.

Então vamos lá!


A cibercultura e a identidade planetária - O que é ciberespaço?

Para os autores “O Ciberespaço é provavelmente o sistema de comunicação que se expandiu com mais rapidez em escala planetária em toda a história da humanidade (p.42-43)”.

Eles afirmam ainda que “A dinâmica social oriunda do ciberespaço incita a capacidade de comunicação e circulação de informações, com isso disseminando a liberdade, e, como consequência, conforme referido, aprimorando a inteligência coletiva (p. 43), pois o “ciberespaço permite uma liberdade de expressão e de comunicação em escala planetária absolutamente sem precedente” (p. 52).

Dessa forma, compreendemos que o ciberespaço é o conjunto de tecnologias de forma avançada, unidas em um espaço virtual, ou seja ligada á internet, permitindo uma maior socialização entre os internautas e sobretudo sem necessitar da presença física para que se possa estabelecer uma comunicação entre os usuários.

A palavra cibercultura provém da junção das palavras cibernética e cultura. Ou seja, ela se relaciona a tecnologia, o virtual – (a internet) e a cultura.

O termo contempla todos os fenômenos relacionados ao ciberespaço, aqueles fenômenos associados às formas de comunicação mediadas por computadores.

Tão logo, quanto mais produzimos , distribuímos e compartilhamos informação mais enriquecedora uma sociedade deve ficar. Uma vez que a tecnologias nos permite viver essa dimensão do espaço cibernético.



O QUE SIGNIFICA CIBERDEMOCRACIA?

As novas dimensões causadas pelos avanços da internet,  transformam a sociedade significamente e nos levam a pensar em novos conceitos, a chamada democracia virtual. E é nessa relação de coletividade que a comunicação acontece, onde os temas, relevantes às sociedades, são debatidos com o intuito de criar amplificação da participação popular nas tomadas de decisão políticas para os mais variados pontos dos limites geográficos.  E é exatamente essa forma substancial das relações sociais, que permite a comunicação mais difusa,  nos remetemos assim ,  a ideia de democracia , uma vez que esta , influencia  a opinião pública.

CIBERDEMOCRACIA PLANETÁRIA

Na ciberdemocracia planetária , discutiremos o sentido e a evolução das leis e do direito em meio a sociedade em rede , onde documentos e fatos estão separados por alguns links hipertextuais. Para cada problema , posições e argumentos se redistribuem em múltiplos fóruns eletrônicos , como se estivéssemos em meio a um cérebro gigante ascendendo aqui e acolá ao um conjunto de seus neurônios , decidindo  a partir de um direito  concebido como formulação provisória de uma aprendizagem coletiva sempre aberta.( LEMOS E  LÉVY p.34).  


Conhecendo um pouquinho mais!

Criada na Grécia Antiga, a Democracia está ligada a ideia de liberdade, direitos e inteligência coletiva, visando buscar sempre o interesse da maioria, que seria o mais justo. No ciberespaço se pode ter a ampliação de todos esses ideais. O Estado pode oferecer serviço on-line, e de o cidadão pode não só adquirir informações, mas também participar ativamente da gestão pública, com liberdade de expressão divulgada por portais, o conceito de democracia é reinventado.


Quer conhecer mais sobre o ciberespaço e a cibercultura? Então confira o artigo escrito pelo site InfoNauta.  


Finalizamos por aqui!

Próxima semana traremos mais informações.



REFERÊNCIAS :

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010.




Comentários

Postagens mais visitadas