Memes


Você já ouviu falar esse nome? 

Onde surgiu? 

E por que eles se espalham?


A expressão Meme surgiu da palavra grega mimeme, que significa imitação, criado Por Richard Dawkins, biólogo evolucionista que criou o termo em 1976, quando escreveu no livro “The Selfish Gene” (O Gene Egoísta).O livro se popularizou por apresentar uma tese que procura explicar o desenvolvimento  das espécies na perspectiva do gene. Para deixar mais compreensível a junção entre gene e meme, o autor diminuiu a palavra “mimeme”.

Conheça mais sobre o pensamento do autor clicando AQUI

Sendo bastante conhecido e utilizado no mundo da mídia a expressão “meme” se tornou visto por trazer informações através de imagens, vídeos, gifs , frases e ideias. 

Mas não é só isso, o meme se espalha de tal modo, que torna viralização, ou seja, é visto por milhares de usuários de forma tão rápida, atingindo assim popularidade pelo simples fato de trazer representações da vida cotidiana e acaba sendo viral. 

Tendo como intuito  transmitir um valor cultural por meio de humor ou não. Tudo isso, fora da sua versão original como cita o autor do termo. Richard Dawkins.

Um meme da Internet é um sequestro da ideia original. Em vez de sofrer mutação por mudança aleatória e se espalhar por uma forma de seleção darwiniana, os memes da Internet são alterados deliberadamente pela criatividade humana. Não há tentativa de fidelidade na cópia, como acontece com os genes – e com os memes em sua versão original.”


Com Imagens legendadas, fotos  de  animais  ou outros  elementos ,  a meme  ganha vida , retratando  fatos e acontecimentos contemporâneos. 

Tudo isso graças as redes  de convergência ,  por  possuir  a   capacidade  de  difundir estas  se tornam primordiais para a propagação desse entretenimento, seja através do  facebook, instagram, blogger etc.

Segundo os autores Cristiane Porto, Kaio Eduardo e Leonardo Fraga“Os memes  estão  decisivamente  em  evidência.  

"Nós  abrimos  nossas  redes  sociais  digitais  e  recebemos  uma  mensagem  com  eles,  acessamos  a  timeline  e  nos  deparamos  com  uma  imagem  legendada  ou  uma  frase  em  repercussão”.

Um dos memes que se popularizaram foi a história do garoto Dheymerson Lima, de 11 anos, cantando "Pintinho Piu”. Isso acabou virando destaque no ano de 2011. 

Através de vídeo o garoto conta a história de um fazendeiro e dubla o som de vários animais. Acabou viralizando na internet. Ou seja  compartilhado por milhares de pessoas.


VOCÊ SABIA QUE NO BRASIL, A QUESTÃO DOS MEMES É TÃO FORTE?

O crescimento, é tão significativo, que no dia 13 de maio de 2011 foi celebrado pela primeira vez o “meme day”, com o intuito de reforçar seu sucesso virtual e ao mesmo tempo oportunizando os internautas trocarem suas figurinhas (avatares) pela imagem do meme preferido.





Vou ficando por aqui.

Até a próxima!



REFERÊNCIAS


DAWKINS, Richard. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007b.

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães; ALVES, André Luiz. Memes de redes sociais digitais enquanto objetos de aprendizagem na Cibercultura: da viralização à Educação, Acta Scientiarum Education. V. 41. p. 1-11, 2019. Disponível em: Acesso em: 12 jun. 2021.  


Comentários

Postagens mais visitadas